
Conclusão: É uma configuração mais voltada para desktop de entusiastas mesmo, pois para servidores existem opções mais recomendadas.

Conclusão: Ótimo sistema para quem possui poucos HD’s e precisa de um sistema imune à falhas, você estará sempre preparado para casualidades.
Quantidade mínima de discos para esse sistema: discos principais * 2.
RAID 2: É um modo que não é mais utilizado. O RAID 2 consiste em embutir códigos de correção de erros em cada cluster de dados gravado. Porém, todos os HDs atuais já vem com sistemas de correção de erros embutidos, tornando o sistema obsoleto.
RAID 3: Esse é um sistema bem complexo que querer muito dinheiro para manter. O RAID 3 necessita de 4 HD’s (na verdade pode ser menos, a partir de 3 já dá, porém só se justifica com 4). Nele os três primeiros discos funcionam exatamente como o RAID0, todas as informações são divididas e salvas como se fosse um único disco. A diferença é que o quarto disco serve como disco de recuperação, ele vai salvando informações nos outros 3 disco de modo que, caso um dos 3 primeiros discos “morra”, você pode recuperar com o disco de recuperação. Você ganha um alto desempenho pois terá 3 discos em modo striping e ainda tem a tolerância a falha de um desses discos. Caso o disco de recuperação ou dois discos do modo striping caiam você se ferra.

Desvantagem: Custo.
Conclusão: Ótimo sistema para desempenho e possuí tolerância à falha, voltado para grandes empresas onde dinheiro não é problema.
Quantidade mínima de discos para esse sistema: discos principais +1 (mínimo 3)
RAID 4: O RAID 4 é idêntico ao RAID 3 sua única diferença é a forma de gravação dos dados. Enquanto o RAID 3 divide os dados em pequenos pedaços e grava em vários HD’s o RAID 4 salva em grandes blocos. Gravando em grandes blocos você na ganha muita velocidade nem escrevendo nem lendo os dados, porém permite que você acesse mais rapidamente uma quantidade superior de informações. Em algumas aplicações o RAID 4 se sobre-sai ao RAID 3 porém são bem raras e para fins bem específicos.
Desvantagem: Custo e necessidade de aplicações exclusivas.
Conclusão: Bom sistema para determinados fins. De forma geral é inferior ao RAID 3.
Quantidade mínima de discos para esse sistema: discos principais +1 (mínimo 3)
RAID 5: RAID 5 baseia-se na mesma idéia do RAID 3, de usar striping e tolerância a falhas, mas o faz de forma diferente. Nessa configuração ao invés de você ter um disco único com os dados de recuperação, o sistema espalha esses dados em todos os outros HD’s. Dessa forma você não precisa ter um disco dedicado a isso, essa informação está em todos os discos. Caso um disco caía, com os outros você consegue restaurá-lo. Apenas se dois discos caiam que você terá problemas. Existe uma perda de desempenho em relação ao RAID 3 porém é uma solução mais robusta que permite maior flexibilidade. Vale também lembrar que você terá um gasto maior de espaço, pois o conteúdo de recuperação que antes era destinado a um único disco está espalhado nos outros. Então se você tem 3 discos de 20gb nesse sistema, você só contará com 40gb livres, pois 20gb será distribuído entre os discos para que seja possível recuperá-los em caso de falha. Apesar desse sistema funcionar com três HD’s, o ideal são cinco.
Desvantagem: Custo, perda de desempenho em relação ao RAID 3.
Conclusão: Melhor sistema para se ganhar velocidade sem sacrificar tolerância à falhas. Ideal para empresas com um orçamento limitado.
Quantidade mínima de discos para esse sistema: 3
RAID 6: É a configuração mais nova e relativamente rara de ser achada, segue a mesma idéia do RAID 5 porém usa o dobro de bytes de paridade para recuperação. Dessa forma o sistema tem tolerância de falha de até dois HD’s. É, de longe, o sistema convencional de RAID mais caro, precisa de no mínimo 4 HD’s, porém só é recomendado acima de 6. Se antes com o RAID 5 você tinha o conteúdo de recuperação espalhado nos outros HD’s, aqui no RAID 6 você tem o dobro desse conteúdo. Portanto se você tem 10 HD’s de 20gb nesse sistema, só contará com 160GB livre, 40GB (dois discos) serão distribuídos entre os restantes.

Desvantagem: Custo.
Conclusão: Ideal para aplicações de grande risco que precisam de desempenho.
Quantidade mínima de discos para esse sistema: 4
2 comentários:
Opa! Sou o Felipe lá do Conectou! você me indicou esse site aqui.
Ótimos tutoriais, mas sabe oque senti falta?! Um formulário de contato...
Tenho uma boa indicação também.
Visite:
http://ferramentasweb.890m.com/formail
Site ótimo para disponibilizar essa ferramenta.
Abraços.
Depois me diga oque achou...
2013 Hermes HandbagsBirkin Bags ymsc 2013 Hermes HandbagsHandbags Hermes xsbm
Postar um comentário